Gotland é a maior ilha da Suecia e do mar Báltico. A ilha é também um condado com a sua capital é Visby, uma antiga cidade hanseática fundada no sec. X. A cidade é ornada de muros praticamente intactos, bem como de vários edifícios históricos. A ilha integra a tradicional região de origem dos Godos.
Partimos de Växjö por volta das 6h (1h da atraso) para apanhar o ferry. Durante a viagem o VIS decidiu criar uns jogos de forma a entretermo-nos durante as 2h de viagem até chegar a Kalmar. O jogo era composto por perguntas de cultura geral da suecia e tinhamos de responder numa folha. O grupo com mais respostas certas ganhava uns pacotes de batatas e umas bebidas... e claro que o meu grupo ganhou!!
Capítulo 2 - Primeira Festa.
Após chegarmos e instalarmo-nos decidimos por um pouco de musica a tocar, aproveitando o facto de o Max (francês) ter levado uns speakers. Não podia ter sido pior ideia! A musica atrai pessoas, as pessoas atraem mais pessoas e quando demos por nos tava a acontecer uma festa no nosso bungalow. E nós so queriamos era relaxar e ouvir um pouco de musica!!
A festa ainda durou até as 4 da manhã e o limpar não limpar tambem demorou. Basicamente não fomos dormir antes das 5 da manhã o que, não foi muito boa ideia dado que tinhamos de acordar as 8h30!!
Capítulo 3 - Visvy.
No primeiro dia a serio em Gotland fomos visitar a sua "capital" Visby. Cidade pequena junto do mar Báltico. Foi uma manhã dificil porque não havia pequeno almoço no parque de campismo e grande parte dos cafés em Visby estava fechado. Lá no fundo funciona um pouco como o nosso algarve: no verão esta cheio de turistas e suecos para irem às praias e dar uns mergulhos; no inverno está vazia e está tudo fechado. Mesmo assim la encontrei um local onde comprar um café pa ver se acordava. Sim, porque deitar tarde e acordar cedo é meio caminho para passar o dia a dormir e, nestes casos, só mesmo com muita cafeina!
O resto da manhã foi a passear pela cidade. Ver a igreja, as ruinas, o mar, os calhaus, as árvores, e tudo e tudo e tudo....
Capítulo 4 - Fårö e o barbeque falhado.
Foi na tarde do primeiro dia que chegou o momento esperado: ir ver as rochas estranhas, a suposta atracção de Gotland!!!
A verdade é que deixou um pouco a desejar porque eu estava à espera de algo mais, mas ainda deu para andarmos um tarde a passear por la (quando nao começava a chover do nada), trepar uns calhaus e tirar umas fotos.
Após andarmos a passear um dia inteiro, a subir e a descer rochas e com pouca comida no estomago a fome começou a apertar. Uma das actividades que o VIS organizou para este fim de semana era um bbq na praia e foi nos aconcelhado a levar comida como salsichas, pão, hamburgers.... Como é obvio a coisa acabou por não funcionar. O vento, a chuva que aparecia e desapaerecia e o facto de os bbq serem estranhos levou a que muita gente não conseguisse acender acabando, por comer, salsichas cruas com pão. Eu como fui mais esperto que eles todos aproveitei para comprar um Big Mac em Visby! E acabou por ser engraçado... uns a tentar acender o bbq, outros a comer salsichas cruas e eu com o meu Big Mac!!!
Capítulo 5 - Noitada em Visby.
Vida de erasmus envolve noitadas, e em Visby nao foi excepção. Após regressarmos das rochas fomos até ao parque de campismod e forma a mudarmos de roupa para irmos jantar e sair. Acabamos por jantar numa especia de discoteca que tambem tinha la dentro buffet. A noitada até foi engraçada porque pela primeira vez na suécia tivemos numa discoteca a sério! Como sempre a musica nao foi nada de especial e às 2 da manhã aquilo já estava a fechar..... quanto a isso já estamos habituados. E, é aí que entram as After-Partys boa musica, cerveja e mais festa!! Mas desta vez fomos espertos. Chegamos ao bubgalow fechamos as janelas e as cortinas, trancamos a porta e pusemos a musica a tocar, ou seja, ninguem entrava no nosso bungalow. Uma after-party a 5 com direito aos belos dos hambrgers que nao comemos no bbq ao almoço acompanhados de bacon, batatas fritas e uma cerveja.
Capitulo 6 - O dia de regresso.
No domingo nao aconteceu muita coisa. Tivemos de sair do parque de campismo cedo (9h30) estava tudo era ressacado e com vontade de dormir, e para piorar continuavamos sem muito par ao pequeno almoço. Os restos de pão e batatas era o que se arranjava.
Fomos estão para Visby esperar pelo nosso ferry que partia as 5 da tarde, ou seja, tinhamos 6/7 horas para revisitar uma cidade que ja tinhamos visto no dia anterior e que nao tinha nada para acrescentar. Mas antes disso, mal chegados á cidade, foi todo para o pequeno almoço. Domingo de manhã, dia de eleições, tudo fechado, tivemos de nos contentar com mcdonalds. Pequeno almoço saudavel e nutritivo: um cheeseburger, uns nuggets e um café!
O resto do dia nao teve muito a acrescentar. Tivemos a dar umas voltas à espera das 5h da tarde para irmos para o ferry.
No ferry foi dormir porque estava tudo cansado da noite anterior.
The End
Sem comentários:
Enviar um comentário